A Team Vitality anunciou nesta quarta-feira (21) que não participará do Last Chance Qualifier EMEA (LCQ) de VALORANT. A organização comunicou recentemente o falecimento de Twisten, e como resultado, decidiu não competir no torneio.
Em um pronunciamento oficial, a Vitality expressou profundo pesar e afirmou que não conseguem imaginar ninguém substituindo Twisten nas últimas competições da temporada. A decisão de encerrar a temporada 2023 do VCT foi tomada em respeito ao jogador, sua família e os demais membros da equipe.
Twisten, de 19 anos, faleceu, causando grande comoção na comunidade de VALORANT. Embora não tenha sido divulgada a causa da morte, sabe-se que o jogador lutava contra a depressão há dois anos. Ele competiu no Brasil este ano durante o Lock In, onde se comprometeu a doar R$ 137 para cada eliminação com a Shorty no torneio.
Twisten jogou pela BIG até outubro de 2022 e, no mês seguinte, juntou-se à Vitality, onde permaneceu até o momento de seu falecimento. Com a equipe, participou do LOCK//IN no Brasil, mas foi eliminado pela Leviatán. Sua última partida foi em maio contra a FUT Esports.
A Riot Games prestou uma homenagem a Twisten durante a estreia do VALORANT Masters Tokyo, e a mãe do jogador, Ivana Ašenbrenerová, defendeu os esports após rebater comentários que culpavam os jogos pela depressão do atleta.
A Vitality terminou em 5º lugar no VCT EMEA e não se classificou para o Masters Tokyo. Com a não classificação para o Champions 2023, a organização francesa teria a oportunidade de buscar a vaga no mundial por meio do LCQ. No entanto, devido à repercussão e à decisão da equipe, a Vitality desistiu da vaga e não participará do torneio.
O LCQ EMEA contará com a participação de seis equipes e será realizado de 19 a 23 de julho, com o objetivo de garantir uma vaga para o campeonato mundial. A Europa poderá obter uma vaga adicional se a Fnatic vencer o VALORANT Masters Tokyo.