A aquisição da Activision pela Microsoft foi anunciada em janeiro de 2021 por um valor de US$ 69 bilhões, estabelecendo-se como a maior transação na história do mercado de jogos. A compra recebeu aprovação de governos de diversos países, incluindo União Europeia, Brasil e Vietnã.
De acordo com informações recentes divulgadas pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) e reportadas pelo site The Verge, surgiram indicações de que o jogo de Indiana Jones da Bethesda pode se tornar exclusivo do Xbox. Inicialmente, um contrato de licenciamento com a Disney havia estabelecido que o jogo seria lançado em várias plataformas.
No entanto, após a aquisição da Bethesda pela Microsoft, ocorreram alterações que resultaram na exclusividade do jogo para Xbox e PC, com disponibilidade no serviço Game Pass no momento de seu lançamento. Pete Hines, chefe de publishing da Bethesda, confirmou essas informações.
A FTC observou que essa exclusividade vai de encontro ao processo de aquisição da Activision Blizzard, pois a ação de tornar exclusivos jogos anteriormente multiplataforma é um fator que pode impactar a concorrência. Embora a Xbox tenha afirmado que não repetirá esse comportamento, a empresa não impedirá que outras exclusividades sejam estabelecidas.
É importante ressaltar que essas informações são baseadas em notícias divulgadas até o momento da minha última atualização em setembro de 2021. Recomenda-se acompanhar fontes confiáveis de notícias e comunicados oficiais para obter informações mais recentes sobre a exclusividade do jogo de Indiana Jones da Bethesda.